terça-feira, 25 de outubro de 2016

ASCII Generation

  • Utilizei este site http://www.network-science.de/ascii/











Imagem 1:




Imagem 1:
Imagem original 1:


Imagem 2:

Imagem original 2:

Codificação de caracteres

PADRÕES DE CODIFICAÇÃO DE CARACTERES

Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplos comuns são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos elétricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse.



Tabela ASCII


Pronuncia-se "asqui ii". A Tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange =Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação) consiste em uma tabela composta por vários caracteres (letras, números, simbolos e comandos).Existem duas tabelas ASCII: a de 7 bits (com um total de 128 caracteres) e a de 8 bits (com um total de 256 caracteres, que é o padrão estendido incluindo caracteres acentuados).








Código de UNICODE



Em vez de usar apenas os códigos de 0 a 127, ele utiliza os códigos de valor bem maiores.

O código UNICODE pode representar todos os caracteres específicos de diversos idiomas. Novos códigos são regularmente atribuídos para novos caracteres: caracteres latinos (acentuados ou não), gregos, cirílicos, armênios, hebraicos, tailandeses, hiraganas, katakanas, etc... Só o alfabeto chinês Kanji contém 6879 caracteres.

O Unicode define, então, uma correspondência entre símbolos e números.
(O símbolo "?" será representado pelo número 213). 


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Representa digital dos dados

A representação digital é o aspecto que permite utilizar um computador como um processador simbólico.
Ao nível do hardware os computadores trabalham essencialmente com a base binária. Esta base utiliza apenas linguagem com zeros (0) e uns (1).
Qualquer valor numérico, letra, carácter ou outro tipo de informação, pode ser codificado sob a forma de um conjunto de bits


Conversão de um número decimal para binário:
Para converter um número decimal em um número binário é necessário efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. Após as sucessivas divisões, forma-se o número binário colocando os bits por ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda ou de baixo para cima.
Nota: O quociente da última divisão (1) é incluído no número binário.
Conversão de um número binário para decimal:
Para converter um número binário em um número decimal é necessário colocar por ordem cada bit que o compõe e multiplicá-lo pela base do sistema binário, que é sempre 2, e elevar essa base à posição que ocupa começando pela direita, ou seja, a base do último bit que aparece à direita é elevado a 0, a base do bit que aparece imediatamente à esquerda é elevado a 1 e assim sucessivamente, até ao primeiro bit do número binário. Para se obter o número real, soma-se os resultados de cada multiplicação.







terça-feira, 11 de outubro de 2016

Multimédia

Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.
O conceito é aplicado a objectos e sistemas que recorrem a múltiplos meios físicos e/ou digitais para comunicar os seus conteúdos. O termo também é usado em referência aos meios em si que permitem armazenar e difundir conteúdos com estas características.




Tipos de média:





Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos. Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos. Enquanto que os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.

Estáticos:
  • texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.
Resultado de imagem para jornais
  • Conceptualmente, as imagens bitmaps são mais simples do que os modelos gráficos. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.
Resultado de imagem para imagens
Dinâmicos:

  • áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.
  • vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas (Frames).

  • Actualmente, há a tendência para associar o conceito "animação" ao cinema de animação ou aos desenhos animados. Contudo, a animação não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados. De facto, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.
Resultado de imagem para animaçao
Quanto à sua origem, podemos classificar os media como sendo capturados ousintetizados. Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia. Enquanto que os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e aanimação.



Modos de divulgação de conteúdos multimédia:


Online

Neste modo de divulgação os conteúdos multimédia estão imediatamente disponíveis. 
A divulgação online pode ser efetuada através de: Rede local, conjunto de redes (World Wide 
Web) e monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão 
armazenados em disco. 

Resultado de imagem para divulgaçao  de conteudos multimedia online
Offline

A divulgação offline dos conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de 
armazenamento, normalmente do tipo digital. Sendo assim, os suportes de armazenamento utilizados 
com mais frequência são do tipo ótico, o CD e o DVD, assim como os suportes de armazenamento 
semicondutores (por exemplo as pen drives).

Resultado de imagem para divulgaçao  de conteudos multimedia offline


Webgrafia:

http://photos1.blogger.com/blogger/5108/4076/1600/215%20copy.0.jpg

https://www.publico.pt/sociedade/noticia/em-2013-venderamse-menos-17800-jornais-por-dia-1626560

http://www.siteevangelico.net/imagens/imagens-evangelicas-imagens-imagens-13.jpg

http://www.animacao3d.com.br/blog/wp-content/quica_design_blog_animacao_3d_universidade_monstros.jpeg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinEwrnCt21ZI_F61WvUWfuT0mV1Rfky8R7UNKPr7suYfka4bGa1ScdaYwaiPrOr-7fiQyUP1Uyha5rdlX2Gij4XG0hWCxiTgSgYzXtJDZuRYSRFKFwIMh7txSBZsT1ELszrwq8AuYf5KY/s320/internet.png

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoqV4pkfyeRRQ3zfNpGirOHRG96ym9W-faTL9LRlsFJr_bNtHQ7k2u-Wapjmk2WFzkVNjZTWSnNv0JtPqOaTzSYQEHaqoAegoBQxkVuibMslQjsy6MPP1FnxidCfSiXpQ6Il2kfoQIlNav/s1600/blank_cds_300%255B1%255D.jpg

terça-feira, 4 de outubro de 2016

QRcode

O que é um QRcode?
QR code, ou código QR, é a sigla de "Quick Response" que significa resposta rápida. QR code é um código de barras, que foi criado em 1994, e possui esse nome pois dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas.

O QR code é utilizado por várias indústrias, como revistas e propagandas, e esse código é utilizad para armazenar URLS que depois são direcionadas para um site, hotsite, vídeo, etc. O QR code também pode ser facilmente escaneado por qualquer celular moderno, onde existem aplicativos específicos que tem a capacidade de ler o link e levar o cliente em potencial para o site que a empresa quer.

Hoje a tarefa na aula consistiu em primeiro lugar em fazer a leitura do QRcode, este é o QRcode do meu blogue


                                                  http://tiagoinf98.blogspot.pt/



Na ficha usando uma aplicaçao para ler QRcodes para android pude ler a seguinte mensagem



Mensagem: Olá 12.º A | 12.º D | 12.º C | 12.º H



Qrcode criado por mim, experimentem vocês agora decifra-lo:



Ergonomia

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

O principal objetivo da ergonomia édesenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho, além de técnicas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
Resultado de imagem para ergonomia certo e errado

Regras básicas da ergonomia na utilizaçao de um computador

  1. Distância de 45-70 cm do ecrã;
  2. Cotovelos ao nível da mesa;
  3. Parte inferior das costas apoiada;
  4. Ecrã ao nivel dos olhos ou ligeiramente inclinada.




Webgrafia:



http://images.slideplayer.com.br/1/334955/slides/slide_6.jpg