terça-feira, 25 de outubro de 2016

Codificação de caracteres

PADRÕES DE CODIFICAÇÃO DE CARACTERES

Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplos comuns são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos elétricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse.



Tabela ASCII


Pronuncia-se "asqui ii". A Tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange =Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação) consiste em uma tabela composta por vários caracteres (letras, números, simbolos e comandos).Existem duas tabelas ASCII: a de 7 bits (com um total de 128 caracteres) e a de 8 bits (com um total de 256 caracteres, que é o padrão estendido incluindo caracteres acentuados).








Código de UNICODE



Em vez de usar apenas os códigos de 0 a 127, ele utiliza os códigos de valor bem maiores.

O código UNICODE pode representar todos os caracteres específicos de diversos idiomas. Novos códigos são regularmente atribuídos para novos caracteres: caracteres latinos (acentuados ou não), gregos, cirílicos, armênios, hebraicos, tailandeses, hiraganas, katakanas, etc... Só o alfabeto chinês Kanji contém 6879 caracteres.

O Unicode define, então, uma correspondência entre símbolos e números.
(O símbolo "?" será representado pelo número 213). 


Sem comentários:

Enviar um comentário