quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Imagem

conceito de imagem
conceito de imagem
A imagem digital é a representação bidimensional de uma imagem usando bits, unidade de informação mínima composta de dígitos binários (1 e 0), que é usada a mando do computador e qualquer tipo de dispositivo digital. De acordo com a resolução apresentada pela imagem, estática ou dinâmica, você pode falar sobre gráfico raster (ou bitmap; representa uma grade retangular de pixels ou pontos de cor, que pode ser visualizado em um monitor, em um papel ou qualquer outro dispositivo de representação usado) ou gráfico de vetor (produto objetos geométricos imagem independente; a diferença principal que apresenta em relação a anterior é a possibilidade de estender o tamanho) (a imagem sem perder a mesma escala, como no caso dos gráficos raster), respectivamente.

"Uma imagem vale mais do que 1000 palavras"
O significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas).

trees
conceito de cor
A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda.
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.

Resultado de imagem para cor

Forma como é feita a Interpretação das cores pelo cérebro humano

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.
A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
Resultado de imagem para cerebro
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).

Visão escotópica
visão Escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detectando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite (ou em ambientes escuros), onde o olho passa a ser mais sensível ao azul. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes, existindo apenas um tipo são cerca de 100 milhões em cada olho.
Visão Fotópica
Visão Fotópica é o termo cientifico que se dá á visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade. Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda (sensível àcor). A luz que é projectada na retina e é interpretada pelos cones. Em cada olho existem 5 milhões de cones distribuídos por três tipos, um distingue os vermelhos (64%), outro os verdes (32%), e o ultimo distingue os azuis (2%).

Resultado de imagem para visão escotópica/visão fotópica





webgrafia
http://www.istockphoto.com/pt/foto/%C3%A1rvores-gm177034402-20136500?esource=AFF_IS_IR_SP_FreeImages_246195&asid=FreeImages&cid=IS&irgwc=1
http://inescozzo.com/5-crencas-falsas-sobre-o-cerebro/
http://2.bp.blogspot.com/-69U1xxEiDag/TuP-b_jMUEI/AAAAAAAAAAU/1Wn6erylpnQ/s1600/fgjfgjfhjfghjfhjfhjfh.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário